Dicas para blogs de vídeo

Então você decidiu dar um descanso aos dedos e mostrar o seu melhor rosto. Você quer se envolver em um videoblog e, por que não, é uma ótima maneira de se conectar com seu público e fornecer-lhes informações interessantes na metade do tempo que normalmente levariam para lê-las. Porém, quando você decide fazer um videoblog, há várias coisas que você deve se lembrar. Essas dicas permitirão que você tenha um videoblog que as pessoas realmente queiram ver, e isso o manterá interessante e informativo.

A primeira dessas dicas é certificar-se de que você mantenha todas as entradas do seu blog de vídeo curtas. Na maioria dos casos, você desejará manter seu blog no intervalo de um a três minutos. Se você sente que tem muito mais a dizer do que neste curto espaço de tempo, simplesmente crie uma sequência para o seu primeiro blog. Mas lembre-se, você não vai querer manter o seu blog por mais de quatro minutos, porque muitas pessoas que estão assistindo os videoblogs demoram trinta minutos lá. Eles querem se divertir em um curto período de tempo e depois seguir em frente. É por isso que ter mais entradas de blog de vídeo é melhor do que ter menos entradas mais longas.

O próximo passo é falar sobre uma história que seja interessante. Mesmo que sua história seja apenas sobre o que aconteceu com você no supermercado hoje, certifique-se de ter um começo, meio e fim. No entanto, novamente, se você sentir que sua história demoraria mais do que o tempo sugerido, não fale sobre isso ou transforme-a em uma história com vários posts. Muitos blogueiros de vídeo não apenas escreverão sobre sua história, mas também incluirão um vídeo que ajuda a descrevê-la.

Um bom exemplo disso é dizer que você viu o cachorro mais estranho do mundo hoje enquanto caminhava pela rua. Ao vê-lo, você fez um pequeno vídeo de quinze segundos. Depois de terminar de escrever sobre o cachorro, você pode incluir o vídeo para permitir que seus leitores vejam exatamente o que você viu. Os vídeos são muito mais poderosos do que as fotos, porque o vídeo realmente coloca você em uma cena em movimento, em vez de uma estagnada.


Claro, esta próxima dica é algo que todos deveriam seguir. Ao gravar seu videoblog, certifique-se de que não haja ruído de fundo. Não há nada mais irritante do que ouvir um ruído estranho quando o locutor está tentando falar. Muitas vezes, as pessoas irão ignorar o que você está tentando dizer e focar no ruído de fundo, ou simplesmente deixarão seu blog. Além disso, certifique-se de utilizar close-ups em vez de tomadas a distâncias mais longas. Isso ocorre porque, quando você está falando para uma câmera, o visualizador deseja ver claramente quem está falando com ele.

É o mesmo conceito da vida real, você não daria ouvidos a uma pessoa que estivesse tentando lhe dar informações do outro lado da sala, então não configure seu videoblog em um local distante da câmera. Uma boa maneira de descobrir se você está à distância correta da câmera é olhando para a tela e certificando-se de que apenas o peito e a parte superior estão visíveis. Você não quer mostrar todo o seu torso, porque você estaria muito longe para os espectadores.

E lembre-se, sempre use uma boa iluminação. Não se sente na frente de uma janela que tenha o sol brilhando através dela, sempre fique de frente para a iluminação e nunca use uma luz de fundo para um video-blog.

Voltar